A ergonomia é uma área que analisa o corpo humano em seu ambiente de trabalho. Ela é necessária para identificar possíveis riscos e acidentes durante o trabalho. Dentro da ergonomia, analisa-se a questão das medidas dos móveis para o escritório, afinal, eles impactam diretamente no bem-estar dos colaboradores.

Estima-se que o usuário passa cerca de 8 horas diárias sentado enquanto trabalha, quase o mesmo tempo que passa na cama dormindo. Agora imagine passar todas essas horas em uma cadeira desregulada e desconfortável. Dentre todos esses problemas, podemos citar os problemas na coluna e também o impacto negativo na produtividade. 

E se a ergonomia é algo tão importante, o que devemos considerar ao escolher uma cadeira de escritório? Uma cadeira de escritório ergonômica é aquela que oferece conforto e possui os ajustes necessários para o usuário poder regular a cadeira de maneira mais agradável. 

Laudo NR17

Segundo a Portaria SIT nº 787, a NR17 é uma norma que determina recursos e parâmetros que visam melhores condições dentro do ambiente de trabalho, levando em conta também os requisitos de ergonomia.

É importante ressaltar que a NR17 não é voltada apenas aos ajustes de uma cadeira de escritório, visto que a NR17 avalia todas as condições do ambiente de trabalho para emitir o laudo. Ou seja, a cadeira é apenas um dos equipamentos avaliados para que a empresa possa receber o laudo, o qual é emitido para a Empresa e não para cada Produto

Por fim, se sua empresa busca estar dentro das normas de ergonomia e deseja conseguir o laudo NR17, o primeiro passo é saber escolher a cadeira ideal para seus funcionários.

Como escolher uma cadeira ergonômica?

Encosto

A parte do encosto da cadeira é onde o usuário poderá apoiar boa parte do peso do corpo. Além das costas, a cadeira deve dar sustentação para a lombar. Lembrando que as cadeiras ergonômicas devem possuir o apoio de lombar com ajuste.

Braços

Sabe quando a gente passa muito tempo digitando e sente aquele peso nos ombros? Esse desconforto é causado pela posição errada dos braços enquanto o usuário digita. Portanto, é recomendado escolher cadeiras de escritório que tenham braços ajustáveis. Dessa forma, você pode alinhar seus braços com a altura da mesa.

Assento

Talvez seja a parte mais importante da cadeira, pois é onde o usuário se senta e mantém todo o peso do corpo. O assento precisa ter as bordas arredondadas e alta densidade para poder oferecer mais conforto e segurança durante as horas de trabalho. Antes de realizar a compra da sua cadeira de escritório, verifique a ficha técnica que possui as informações completas sobre a sua cadeira.

Apoio de cabeça

Não é obrigatório que a cadeira de escritório tenha o apoio de cabeça, mas se ela possuir, deve ter a opção para regulagem. Dessa maneira, independente da altura do usuário, será possível ajustar o apoio de cabeça mais facilmente. 

Dicas de ergonomia no ambiente de trabalho

Movimente-se: Você sabia que passar muito tempo sentado pode causar problemas e dores no corpo? Para evitar esse desconforto, é recomendado se movimentar de tempos em tempos. Tome cuidado para não passar muitas horas na mesma posição. Faça algumas pausas durante o dia, caminhe pelo escritório e se alongue sempre que possível. 

Use os ajustes: De nada adianta ter uma cadeira ergonômica se você não sabe regular na posição ideal. Verifique o manual da sua cadeira e fique por dentro sobre como pode ajustar sua cadeira. Em nosso canal do Youtube, temos muitos vídeos para te ajudar nisso.

Agora que você já sabe o que é ergonomia, o que acha de escolher a sua cadeira ergonômica em nosso site agora mesmo? Faça a sua compra em até 10x sem juros.