Se nós passamos em média 8 horas todos os dias sentados em uma cadeira de escritório, temos que levar em consideração a importância de se preocupar com a ergonomia, não é mesmo? O conforto no ambiente de trabalho é um assunto indiscutível que vai muito além do conforto. Você sabia que um escritório confortável e funcional contribui também para a produtividade do colaborador? 

Isso quer dizer que se o colaborador estiver em um ambiente bagunçado e desconfortável, as chances de ele produzir menos e se distrair com facilidade serão muito maiores. Portanto, vale sim a pena investir um tempinho para se informar e aprender como levar mais conforto e ergonomia para o seu escritório.

Como se sentar corretamente na cadeira de escritório?

Segundo os órgãos de ergonomia, a posição ideal para se sentar na cadeira é com a coluna reta, braços alinhados à mesa e os pés apoiados totalmente em um ângulo de 90 graus. Essa posição dos pés é recomendada para distribuir os pesos das penas de forma uniforme, o que além de ser mais confortável, também ajuda na circulação do sangue. Tendo isso em vista, evite se sentar de pernas cruzadas, pois isso pode causar tensão e dores em sua coluna.

Por que usar apoio para os pés no ambiente de trabalho?

O apoio para os pés ainda é um acessório ergonômico muito ignorado na maioria dos escritórios. Porém, o apoio para os pés é extremamente essencial para reduzir lesões ergonômicas. Você sabia disso?

O apoio para os pés permite o relaxamento dos músculos da perna e ainda permite que os pés repousem e fiquem totalmente apoiados em um ângulo que favorece completamente a sua postura. 

Além disso, o descanso para os pés se torna ainda mais necessário para que o usuário tenha mais facilidade ao se ajustar à cadeira. Em alguns casos, se a cadeira for muito baixa, os braços ficarão desalinhados à mesa. E se a cadeira for muito alta, os pés não vão ficar apoiados no chão. Por isso, se faz necessário o uso do apoio para os pés para que o usuário consiga se posicionar com os pés apoiados e os braços apoiados na altura correta. 

Benefícios do apoio para os pés

Pode até parecer um simples objeto, mas o apoio para os pés oferece benefícios que vão muito além do conforto:

  • Reduz o risco de trombose, pois trabalha na ativação da circulação do sangue;
  • Evita dores nas pernas e na coluna;
  • Evita o inchaço nas pernas;
  • Diminui os riscos de afastamentos do trabalho;
  • Contribui para mais produtividade;
  • Ajuda no alinhamento da coluna;
  • Mais qualidade de vida.

Quais são os benefícios da ergonomia no ambiente de trabalho?

As normas de ergonomia existem para que o ambiente de trabalho se torne um local mais seguro e confortável, sempre pensando no bem-estar dos colaboradores que estarão presentes no escritório. Além de terem vista a qualidade de vida, a ergonomia também trabalha a fim de evitar acidentes comuns que podem ser evitados apenas tomando atenção em alguns pontos simples, mas muito importantes.

O esforço para garantir as condições adequadas para um ambiente de trabalho saudável não favorece apenas os funcionários. Os empregadores também são favorecidos, visto que ao oferecer um ambiente ergonômico, as chances de afastamento por doenças e acidentes de trabalho são reduzidas. E nós sabemos os custos que um funcionário afastado pode gerar para a empresa, não é mesmo? 

Invista na qualidade de vida e proporcione mais conforto para quem trabalha com você. E vale lembrar que esse recado também é pra você que trabalha em casa e ainda está trabalhando com aquela cadeira de jantar, hein? Comenta aqui o que falta para seu escritório ou home office ter mais conforto e ergonomia.