Quem trabalha muito tempo sentado sofre bastante com dores na coluna que são causadas durante o expediente. Pode parecer algo simples, mas a maioria das pessoas não consegue manter a postura reta por muito tempo. Você pode até tentar e se sentar corretamente no início da sua jornada de trabalho, mas pouco a pouco o corpo vai ficando relaxado e no fim do dia, suas costas estão totalmente tortas. Não é verdade?  

E se você tem a possibilidade de trabalhar na modalidade home office, esse problema aumenta ainda mais. Trabalhar em casa nos permite às vezes trabalhar na cama, no sofá. E se você não tem uma cadeira de escritório, a situação piora. Portanto, se você sofre com dores nas costas e ainda trabalha naquela sua cadeira da mesa de jantar, confira alguns cuidados essenciais com a sua coluna. 

Top 6 Cuidados com a Postura Durante o Trabalho 

 

1- Comece o dia com um alongamento 

Ao chegar no trabalho, antes mesmo de se sentar, faça uns 10 minutos de alongamento para poder esticar e relaxar todo o seu corpo. Além disso, alongar-se diariamente alivia a tensão da coluna, braços e ombros. Portanto, inclua alguns minutos de alongamento na sua rotina e pode ter certeza de que te fará muito bem. 

 

2- Sente-se com os pés alinhados 

Segundo as normas de ergonomia, a posição correta para se sentar é aquela que deixa as pernas em um ângulo de 90 graus e os pés apoiados no chão ou em um suporte para os pés.  

3- Fortaleça sua coluna 

O exercício físico é um grande aliado para evitar problemas de saúde na coluna. Segundo médicos especialistas, os funcionários que praticam atividades físicas regularmente possuem menos riscos de dores na coluna. Portanto, tente incluir algum exercício na sua rotina pelo menos 3 vezes na semana. Pode ser musculação, pilates ou caminhada.  

4- Cuidado com o peso 

Você é daquele tipo de pessoa que carrega uma mochila muito pesada? É comum as pessoas saírem de casa de manhã e só voltarem no final da noite, pois geralmente saem do trabalho e vão pra faculdade ou academia. E a situação piora quando essa pessoa precisa ir para o trabalho de ônibus ou caminhando. Se possível, procure deixar algumas coisas de uso diário no armário da empresa para não precisar carregar todos os dias. 

5- Cuide da postura 

Coloque um alarme no celular cada duas horas para se lembrar de ajeitar a coluna. Você vai ver que aos poucos, sua postura vai se ajustando e não será um sacrifício deixá-la retinha. Invista também em acessórios ergonômicos para te ajudar nisso. Como por exemplo, o suporte para monitor, visto que ele possibilita deixar o computador na altura dos seus olhos. 

 

6- Utilize sapatos confortáveis 

Andar o dia todo de salto alto ou com outro sapato desconfortável pode impactar muito na saúde da sua coluna. Se você faz questão de trabalhar com sapato alto, leve um chinelo para poder usar em momentos que estiver sozinha ou vá de tênis até o trabalho e troque pelo sapato que deseja apenas quando precisar.  

 

Bônus 

E claro que precisamos mencionar a importância da sua cadeira de escritório. Invista em uma opção que possua ajustes ergonômicos para você poder deixar as regulagens na medida certa para acomodar o seu corpo. Navegue pelo site da Comfy e confira nossas opções.